1 – Saiba Mais
Uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim em parceria com o Consórcio Cachoeiro Integrado vai ampliar e modernizar o programa de transporte popular (Passe Livre) que existe hoje na cidade.O programa funciona há 18 anos e atualmente opera apenas com 14 ônibus em linhas e horários limitados. Os ônibus são antigos, andam superlotados, com usuários viajando de pé, sem o menor conforto. Têm pintura diferenciada e não possuem qualquer critério para utilização, ou seja, muitas vezes são usados indevidamente, tirando das pessoas mais carentes, a oportunidade de usufruir do benefício. O sistema está defasado, antigo e da maneira que está formatado, gera discriminação, limitando a circulação das pessoas.
2 – O Projeto:
A fim de modernizar e ampliar o atendimento, agora os usuários do Passe Livre terão acesso a todos os ônibus do sistema de transporte coletivo da cidade, em qualquer linha, em qualquer horário, sem discriminação. Os passageiros poderão se deslocar de acordo com suas necessidades e não mais com horários limitados, poderão utilizar os ônibus novos, com assentos confortáveis e viajar em total segurança.
3 – O Objetivo:
O projeto tem como objetivo principal proporcionar inclusão social, igualdade e resgatar o respeito e o direito à cidadania.
4 – O Funcionamento:
Com a tecnologia da bilhetagem eletrônica, o município irá cadastrar aqueles que realmente não têm condições de pagar a passagem, e, com um cartão, o beneficiado poderá utilizar qualquer ônibus de qualquer linha do sistema de transporte coletivo de Cachoeiro em qualquer horário, como um usuário do sistema regular, conforme sua necessidade.
O cadastro das pessoas terá início em Dezembro, porém, o funcionamento do novo sistema só começará em Janeiro de 2011.
5 – Veja quem tem direito e os documentos para cadastramento
# Usuários do Passe Livre que necessitam de assistência financeira para deslocamento com objetivo de:
→Buscar reinserção no mercado de trabalho;
→Participar de cursos de qualificação profissional;
→Tratamento médico ou hospitalar.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
• Carteira de Trabalho Profissional – CTPS;
• Carteira de Identidade – RG;
• Cadastro de Pessoa Física – CPF;
• Comprovante de Residência Atualizado;
• Comprovante de Renda do Solicitante e demais membros da família;
• Certidão de Nascimento ou Casamento de todos os membros da família;
• No caso de curso de qualificação, cópia da inscrição;
• Laudo médico, com indicação do período de tratamento e freqüência, quando o for o caso.
# Estudantes que necessitam de assistência financeira para deslocamentos com objetivo de:
→Participar de cursos de capacitação e/ou qualificação profissional extracurriculares (faixa etária entre 14 e 19 anos).
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
• Carteira de Identidade (RG);
• Comprovante de Residência Atualizado;
• Declaração da Instituição Formadora com informação sobre horário, dias e duração do curso, quando for o caso (cópia);
• No caso de curso de qualificação, cópia da inscrição;
• Declaração de matricula da escola;
• Ultimo Contracheque ou Comprovante de Renda do Solicitante e demais membros da família;
• Certidão de Nascimento ou Casamento de todos os membros da família.
Local de cadastramento:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES
Rua Riviera da Luz, S/Nº, Ilha da Luz, telefone: (28) 3511-3972
de Segunda a Sexta de 08:30h às 16:00h.
6 – Depoimentos
Alguns usuários do projeto estão recebendo seus cartões e já podem usufruir dos benefícios que a modernização e ampliação do Passe Livre trarão para a população que mais precisa.
Todas as dúvidas, sugestões e informações também podem ser obtidas pelo telefone (28) 2101-1888.
Proteja o seu cartão!