Cartão melhor cidadão

1 – Quem tem direito ao cartão Melhor Cidadão?
O cartão Melhor Cidadão pode ser adquirido por todas as pessoas que utilizam o transporte público, principalmente pelas que não possuem vínculo empregatício, tais como: profissionais autônomos, diaristas, etc. É uma opção de cartão para o passageiro que paga a tarifa com dinheiro.


2 – Como solicitar e recarregar o cartão Melhor Cidadão?
Para solicitar e recarregar o cartão Melhor Cidadão o cliente deverá ir até a Central de Atendimento do Cartão Melhor, que fica localizado no Shopping Cachoeiro – Centro da Cidade. No momento da solicitação do cartão Melhor Cidadão serão necessários para o cadastro a apresentação dos originais dos seguintes documentos: RG ou carteira profissional e CPF. Sendo necessária a presença do próprio cliente.


3 – É necessário pagar pelo cartão Melhor Cidadão?
Não. A primeira via do Cartão Melhor Cidadão é gratuita.


4 – Qual o tempo de confecção do cartão Melhor Cidadão?
A confecção do cartão Melhor Cidadão é imediatamente após o cadastramento do cliente em nossa Central de Atendimento.


5 – Qual o valor mínimo e máximo de recarga?
Não existe valor mínimo e máximo de recarga para o Cartão Melhor Cidadão.


6 – Eu posso ter um cidadão e outro tipo de cartão?
Sim. Pois da mesma forma que você utiliza seu cartão de vale-transporte para o trabalho ou o escolar para estudar, pode usar o cidadão para passeios nos fins de semana.


7 – Os créditos do cartão Melhor Cidadão são acumulativos como de vale-transporte e escolar?
Sim, todos os créditos adquiridos são acumulativos.


8 – Este cartão tem algum tipo de bloqueio?
Não. Este cartão é totalmente desbloqueado, ou seja:
a. Você pode recarregar quantas vezes quiser em um mês e o valor que desejar;
b. Pode usar quantas vezes quiser ao dia;
c. Pode passar quantas pessoas quiser pela catraca.


9 – Como o passageiro poderá acompanhar os créditos que ainda restam no cartão?
Ao apresentar o cartão ao validador, o passageiro recebe a informação dos créditos restantes no canto direito do validador. Caso o titular do cartão deseje, pode se dirigir à Central de Atendimento – CCI, localizada no Shopping Cachoeiro – Centro da Cidade, onde terá um validador instalado para consulta do saldo.


10 – Meu cartão não esta funcionando, o que devo fazer?
Procure o Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC, do CCI, no horário das 9 às 18 horas, de segunda a sexta, ou das 9 às 13 horas, nos sábados, e apresente seu cartão, para que seja avaliado.


11 – Em caso de lesão ou destruição total do meu cartão o que posso fazer?
Nas duas hipóteses procure o Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC, do CCI, no horário das 9 às 18 horas, de segunda a sexta, ou das 9 às 13 horas, nos sábados, para solicitar a 2ª via do seu cartão.


12 – De que forma posso bloquear o meu cartão? E quanto tempo é necessário para que o bloqueio seja efetuado?
O cliente pode solicitar o bloqueio de duas formas: pelo telefone (28) 2101-1888 ou comparecendo a sede do CCI, que fica localizado no Shopping Cachoeiro – Centro da Cidade. O tempo necessário para que o bloqueio seja efetuado depende do horário que ele foi solicitado, pois os ônibus somente recebem as informações do sistema no período da noite, quando retornam para as garagens. Sendo assim, damos um prazo máximo de 48 horas, a partir de quando foi solicitado para que o cartão esteja bloqueado. E caso o bloqueio seja solicitado a partir das 17h da sexta-feira, só será efetuado na terça feira.


13 – O que fazer em caso de roubo/perda?
O usuário deverá solicitar o bloqueio do cartão, que pode ser feito de duas formas: pelo telefone (28) 2101-1888 ou comparecendo na Central de Atendimento do Cartão Melhor, que fica localizado no Shopping Cachoeiro – Centro da Cidade, em seguida, solicitar a 2ª via do cartão. O tempo necessário para que o bloqueio seja efetuado depende do horário que ele foi solicitado, pois os ônibus somente recebem as informações do sistema no período da noite, quando retornam para a garagem. Sendo assim, é dado um prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, a partir de quando foi solicitado o bloqueio para que o cartão esteja devidamente indisponível. Caso o bloqueio seja solicitado na sexta-feira, só será efetuado na terça-feira.


14 – Como solicitar a 2ª via do cartão?
Após efetuar o bloqueio do cartão, procure o Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC, do CCI, portando o RG, no horário das 9 às 18 horas, de segunda a sexta, ou das 9 às 13 horas, nos sábados, para solicitar a 2ª via do seu cartão. Efetue o pagamento e aguarde o prazo de até dois dias úteis para retirá-lo no CCI.


15 – Qual o risco do cartão ser falsificado?
A fraude por clonagem ou por falsificação é inviável em razão dos avançados conceitos de segurança que são empregados na sua fabricação


16 – O que muda dentro do ônibus?
4. A bilhetagem trouxe poucas alterações visuais nos coletivos. A mudança mais perceptível é a presença do validador, um equipamento no formato de uma caixa retangular, fixado em uma das colunas, ao lado do cobrador. O validador tem a função de efetuar a leitura dos cartões, debitar o valor correspondente a uma tarifa, mostrar o saldo do cartão e liberar a catraca. Essa tecnologia, embora seja nova no mercado (aproximadamente 10 anos), já está implantada na maioria das capitais brasileiras.


Todas as dúvidas, sugestões e informações também podem ser obtidas pelo telefone (28) 2101-1888.

Proteja o seu cartão!