Cartão melhor escolar

1 – Como faço para solicitar o cartão? Qual a documentação necessária?
• Formulário disponível na Central de Atendimento – CCI e no site www.cartaomelhor.com.br devidamente preenchido pelo aluno, assinado e carimbado pelo diretor(a) da instituição;
• 1 Foto 3×4 colorida e recente e capturada no ato do cadastro;
• Cópia do Comprovante de Residência, em nome do aluno, pais ou cônjuge, atestando que o aluno reside a pelo menos 1.000 (mil) metros do estabelecimento de ensino. No caso do aluno residir em casa alugada, cópia do contrato ou recibo com firma reconhecida;
• Copia da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou ainda, Carteira de Trabalho;
• Carteira de Estudante do ano vigente.
Obs.: Entregar toda a documentação juntamente com o formulário na Central de Atendimento – CCI.


2 – Depois de realizar o meu cadastro, onde posso retirar o meu cartão Melhor Escolar?
Na Central de Atendimento – CCI, localizada no Shopping Cachoeiro – Centro da Cidade, Tel.: (28) 2101-1888.


3 – Qual o valor da 1º via do Cartão?
A emissão da 1º via do cartão não tem nenhum custo.


4 – Créditos eletrônicos não perdem a validade


5 – Meu cartão não esta funcionando, o que devo fazer?
Procure o Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC, do CCI, no horário das 09 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, ou das 09 às 13 horas, aos sábados, e apresente seu cartão para que seja avaliado.


6 – Em caso de lesão ou destruição total do meu cartão o que posso fazer?
Nas duas hipóteses procure o Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC, do CCI, no horário das 09 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, ou das 09 às 13 horas, aos sábados, para solicitar a 2ª via do seu cartão.


7 – De que forma posso bloquear o meu cartão? E quanto tempo é necessário para que o bloqueio seja efetuado?
O cliente pode solicitar o bloqueio de duas formas: pelo telefone (28) 2101-1888 ou comparecendo a sede do CCI, que fica localizado no Shopping Cachoeiro – Centro da Cidade. O tempo necessário para que o bloqueio seja efetuado depende do horário que ele foi solicitado, pois os ônibus somente recebem as informações do sistema no período da noite, quando retornam para as garagens. Sendo assim, damos um prazo máximo de 48 horas, a partir de quando foi solicitado para que o cartão esteja bloqueado. E caso o bloqueio seja solicitado a partir das 17h da sexta-feira, só será efetuado na terça feira.


8 – Como posso solicitar uma 2ª via?
Após efetuar o bloqueio do cartão, procure o Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC, do CCI, portando o RG, no horário das 09 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, ou das 09 às 13 horas, aos sábados, para solicitar a 2ª via do seu cartão e efetuar o pagamento.


9 – Estudante de pré-vestibular tem direito ao cartão Melhor Escolar?
Sim. Assim como os estudantes de Supletivos e de cursos Profissionalizantes.


10 – Qual o limite de créditos por mês?
O estudante terá direito a adquirir, mensalmente, no máximo 100 (cem) unidades tarifárias com desconto de 50% (cinqüenta por cento) da tarifa integral.


11 – Qualquer pessoa pode efetuar a recarga do meu cartão?
A recarga só pode ser feita pelo usuário ou pelos pais/responsável declarado.


12 – Caso eu mude de curso ou de instituição, preciso fazer um novo cartão?
Não. Apenas compareça ao CCI para fazer a alteração do seu cadastro.


13 – Por que devo apresentar meu cartão também ao cobrador?
O cartão escolar é pessoal e intransferível e sua utilização será permitida quando da identificação do portador que será feita pelo cobrador ou motorista ou ainda através de identificação biométrica.


14 – O que acontecerá ao meu cartão se for utilizado por outra pessoa?
Caso seja identificado, seu cartão será bloqueado, correndo o risco de ser cancelado. Já que o cartão e de uso pessoal e intransferível.


15 – Qual o risco do cartão ser falsificado?
A fraude por clonagem ou por falsificação é inviável em razão dos avançados conceitos de segurança que são empregados na sua fabricação.


16 – O que muda dentro do ônibus?
A bilhetagem trouxe poucas alterações visuais nos coletivos. A mudança mais perceptível é a presença do validador, um equipamento no formato de uma caixa retangular, fixado em uma das colunas, ao lado do cobrador. O validador tem a função de efetuar a leitura dos cartões, debitar o valor correspondente a uma tarifa, mostrar o saldo do cartão e liberar a catraca. Essa tecnologia, embora seja nova no mercado (aproximadamente 10 anos), já está implantada na maioria das capitais brasileiras.


17 – Como o passageiro poderá acompanhar os créditos que ainda restam no cartão?
Ao apresentar o cartão ao validador, o passageiro recebe a informação dos créditos restantes no canto direito do validador. Caso o titular do cartão deseje, pode se dirigir à Central de Atendimento – CCI, localizada no Shopping Cachoeiro – Centro da Cidade, onde terá um validador instalado para consulta do saldo.


18 – Qual é o tempo de liberação da catraca?
No momento em que o usuário apresenta o cartão, ocorre o débito e a catraca fica liberada para passagem durante o tempo de 15 segundos. Caso o usuário não passe nesse tempo (time-out), ocorre o travamento da catraca. Para o cartão do usuário não ser debitado novamente, o validador armazena o último cartão que ficou na condição de time-out. Quando o usuário apresenta seu cartão novamente na mesma viagem, a catraca é liberada pelo débito efetuado anteriormente. Essa funcionalidade é chamada “passagem pendente”. A segunda apresentação do cartão do usuário, somente terá a funcionalidade de “passagem pendente”, isto é, de liberar a passagem do usuário pela catraca, sem ocorrer um novo débito, somente se não ocorreu nenhuma outra passagem de usuário neste intervalo, ou seja, caso outro usuário passe a catraca neste intervalo de tempo, o usuário que ficou em time-out terá uma tarifa debitada ao apresentar o cartão novamente.


Todas as dúvidas, sugestões e informações também podem ser obtidas pelo telefone (28) 2101-1888.

Proteja o seu cartão!